PROGRAMA ELEITORAL
Freguesia de Ermidas-Sado
INICIAR UM NOVO CICLO
EM ERMIDAS-SADO

Este é o momento de iniciar um novo ciclo político em Ermidas-Sado.
Somos a única alternativa capaz de liderar um projecto de desenvolvimento económico, social e cultural, de base local e ecológica, em benefício da população e da economia local!
A nossa candidatura tem o objectivo de colocar o desenvolvimento ao serviço das pessoas, prosseguindo os valores da democracia e da participação popular. Queremos governar com as pessoas.
Ermidas-Sado é uma freguesia com potencialidades, que fixou novos trabalhadores, a população aumentou e as políticas públicas não têm respondido. É necessária habitação acessível, respostas na infância, com creches e ATL, mais assistência médica, apoio à terceira idade e serviços públicos de proximidade.
Queremos uma Junta de Freguesia exigente, que coloque como prioridades estratégicas os serviços públicos, a qualificação do espaço urbano a democracia participativa e o património como factor de desenvolvimento. Prioridades para construir uma comunidade menos desigual e mais inclusiva.
É tempo de a Junta de Freguesia deixar de ser refém da Câmara Municipal, e começar a exigir que lhe sejam transferidas mais competências na área da limpeza urbana, dos espaços verdes e dos arruamentos.
A história da nossa freguesia mostra-nos a ligação entre desenvolvimento económico, trabalho resistência ao fascismo. Queremos que Ermidas-Sado seja um um museu vivo, integrando os diversos patrimónios, o cultural material e imaterial, e o património natural, com a aproximação ao rio Sado, aos seus recursos e à sua fruição.
AS NOSSAS PROPOSTAS
ESPAÇO URBANO
-
Manutenção contínua de arruamentos e passeios.
-
Eliminar o glifosato, herbicida cancerígeno, da limpeza urbana, recorrendo à monda térmica e mecânica.
-
Definir o plano de arborização dos espaços urbanos da freguesia e a criação de refúgios climáticos, onde a população possa descansar com conforto.
-
Exigir à REFER a conversão do corredor entre a rua 25 de Abril e a ferrovia.
-
Tornar segura a entrada na localidade de Vale da Eira.
-
Relançar o projeto do Jardim de Ermidas-Aldeia em conjunto com a população.
-
Eliminar barreiras arquitetónicas que impeçam o acesso a serviços públicos e comércio ou a mobilidade plena no espaço público.
-
Iniciar o alargamento do Jardim Público de Ermidas-Sado (melhorar a entrada sul com skateplaza e incluir uma zona desportiva e de lazer a nascente)
DEMOCRACIA PARTICIPATIVA
-
Criar o site da Junta de Freguesia com informações e atendimento digital.
-
Promover a auscultação popular com reuniões abertas e descentralizadas.
-
Transmissão online das assembleias de freguesia.
-
Mais informação através de boletim próprio.
-
Comissões populares para definição de políticas sectoriais.
-
Avançar com o Orçamento Participativo da freguesia.
SERVIÇOS PÚBLICOS
-
Exigir saneamento básico e uma estação rizosférica para tratamento de efluentes domésticos em Faleiros.
-
Ser parceiro na optimização da rede pública de água e promover a utilização de águas tratadas para a rega de espaços verdes.
-
Defender e incentivar a produção descentralizada de energia renovável através de comunidades energéticas.
-
Oferta de transporte público dentro da freguesia com mini-bus eléctrico e transporte a pedido.
-
Reivindicar o regresso do transporte ferroviário de passageiros Sines-Ermidas com ligação aos autocarros.
-
Criação da ecovia Ermidas - Faleiros.
-
Regulamentar e dinamizar o Espaço Cultural do Jardim Público.
-
Apoiar instituições sociais, para alargamento da rede de creches e criação de ATLs.
-
Aderir a projetos de habitação acessível e de emergência.
PATRIMÓNIO E DESENVOLVIMENTO
-
Tornar Ermidas-Sado um museu vivo, preservando a memória da ligação entre desenvolvimento económico, trabalho e resistência ao fascismo.Requalificação de lugares como o quintal da Moagem ou o Largo do Chafariz, abrindo à visitação espaços de fabrico de cortiça, da moagem ou do antigo lagar e recuperar o património ferroviário. Criar circuitos toponímicos com base na recriação da memória da resistência ao fascismo.
-
Valorizar o Rio-Sado, através da sua preservação, criação de trilhos de natureza como a "Rota das Fontes", a recuperação do Moinho da Gamita, estudar a possibilidade de fruição balnear e disponibilização de recursos à gastronomia local.
-
Apoiar e incentivar à realização da Festa das Flores, envolvendo as associações locais e potenciar a produção e comércio local, os recursos endógenos (ex. Bolota), e a cultura.
-
Dinamizar a Feira Anual, e estudar a sua relocalização.
Por uma Freguesia Viva e Inclusiva!

