Nota de apoio do PAN
- cinco mil
- 4 de ago.
- 1 min de leitura
O Alentejo Litoral tem características únicas no panorama nacional, e Santiago do Cacém, com a sua dinâmica própria e a influência dos concelhos vizinhos, enfrenta desafios complexos.
A carência na habitação, a crescente demanda energética, a pressão turística e seus impactos, a expansão agrícola, a par da necessária conservação da natureza e da promoção do bem estar animal, exigem respostas urgentes e sustentáveis.
O programa da Plataforma “RENOVAR Santiago do Cacém” exprime essa consciência coletiva, refletindo as reais prioridades e as medidas ajustadas ao desenvolvimento harmonioso do Concelho, no respeito pelas gerações atuais e futuras.
A salvaguarda das áreas afetas à Rede Natura e à Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, é exemplo emblemático do que está em causa.
A urgência em travar fenómenos de poluição sistémica exige um novo olhar sobre a floresta e o seu inestimável valor ecológico.
Também os animais merecem a devida consideração, quer estejam em estado selvagem, em contexto doméstico ou de produção.
As características dos eventos festivos, o uso de químicos para controlo da vegetação nos espaços urbanos ou o transporte de animais vivos para o Porto de Sines, são exemplos de práticas que devem ser repensadas.
A Plataforma “RENOVAR Santiago do Cacém” prioriza as questões fundamentais de forma integrada e, como tal, merece o apoio do PAN, sempre em defesa das Pessoas, dos Animais e da Natureza.





Comentários